segunda-feira, 1 de junho de 2009

Re: Fumaça verde, efeito legal

"Oi Capitão.
Domingo, quase meia noite. A Sagrada Família está vendo um show na televisão. Eu te escrevo. As [poucas] idéias de emprego são legais. Ainda falta, é verdade, aquela que te pegue com amor. Estou fazendo o possível. Minha cuca vai assim, assim... Crises meningocócicas às vezes, mas tenho conseguido levantar todos os dias. Se a sua boa vontade com a Internet lhe permite ir até o MSN, você já deve ter visto que estou trabalhando como louco. Pra cada idéia sua, duas minhas aqui. Pra cada fumacinha ‘lícita’, uma verde e elaborada. Pra cada pensamento seu, uma fuga escandalosa num imenso e colorido copo de bebida. Pra cada pensamento de morte no fim da noite, mais uma fuga a mais copos (com a quase certa ressaca moral do dia seguinte). Titia está bem. Passou o dia em casa. Vou vê-la amanhã. Estou com problemas de grana e sem soluções mágicas no horizonte. Estou só. Não tenho encontrado muitas pessoas pelas andanças, ou sequer pessoas muito inteligentes (ao menos boas ouvintes). Deve ser mesmo engraçado ler cartas daqui, aí. Assisti ‘os Três Mosqueteiros’. Fiquei alegre, filme lindo, bem-feito. Depois é toda a infância mentirosa da gente indo pra merda, o que é simplesmente maravilhoso. Sim, porque “um por todos e todos por um” só podia ser mesmo lema de bando, bandido, bêbado e louco. Agora já é muito tarde, vou ler Jazz Branco (seria sobre Jazz?). E a criatividade, como vai? Não vá se intoxicar com os cheiros do mato. Deixa isso pra mim. Prometo não ficar saudável demais, para poder te acompanhar (afinal, são anos no fumo, e eu ainda com alvéolos saudáveis...). Não morra, nem de saudade que não lhe ficará bem. Sim, sim, sim, escreva muito e rápido. O meu pior inimigo está ficando com sono, melhor eu me deitar.
Beijo (grande).
Tibério"
Meu bem estimado Tibério,
1. Bem verdade que o trabalho enaltece a alma do homem. Toda produção é válida, e nos enriquece - tanto no bolso, quanto em espírito. Continue trabalhando enquanto a vida vos permitir, sem nunca esquecer de dedicar um tempo ao ócio e aos amigos.
2. Minhas vontades se quintuplicam, minhas idéias se quadruplicam a cada hora, meu medo se triplica, minhas incertezas se duplicam. Preciso imigrar pro meu bem amado Sertão com urgência, com o fim de executar tarefas de vida que me engrandeçam e reparem muitas coisas. Ponhamos objetivamente as idéias minhas e tuas numa pauta, juntemos e vejamos tudo que há de viável, para ver no que dá.
3. O incenso da Índia é coisa rara nos meus pagos, vivente. Sorte a vossa que tem acesso livre a respirá-lo, para pôr a imaginação a trabalhar. O néctar de Baco, também, lhe auxilia um tanto na vossa criatividade, é verdade, meu caro amigo. Entretanto, não podemos esquecer que temos de passar sem eles todos, e que eles são apenas objetos momentâneos de diversão - coisas para vez ou outra.
4. Foda-se a ressaca moral. O que importa é o prazer momentâneo, e a certeza de, independente da esbórnia, ser uma boa pessoa, dotada de senso extraordinário de bondade - que tenho certeza que sois.
5. Me preocupo com Titia. Mande-a um beijo e diga-a que a guardo no meu coração, e que em breve, contará com um reforço no time da busca por um cônjuge.
6. Todos nós estamos fodidos de grana. Se tudo der certo, nas minhas projeções astrais (dignas de análise psiquiátrica), quando eu chegar ao Sertão, algo mudará em nossas condições financeiras, tende a certeza.
7. Tive uma idéia a mais, que depois contar-vos-ei: quando chegar, farei um trabalho extra com jornalismo informativo e político - independentemente do emprego que eu tiver. Minha criatividade anda a mil, quando não vai por desestímulo. Entretanto, não apelarei para nada vindo de Cabrobó e cercanias - não tem feito meu tipo.
8. Até que eu chegue ao Sertão (por esforço próprio), pararei de fumar. Depois, voltarei à prática e vos ensinarei como destruir os alvéolos em quarenta anos.
9. Permaneço vivo, a menos que meus objetivos não sejam cumpridos.
Grande beijo e te cuida,
Capitão Kohen

Um comentário:

Tibério disse...

Prezado Capitão. Acabei de chegar em casa. Estou naquele estado. Uma caixa de Keep cooler não foi o suficiente para me derrubar. Mas estacionar e colocar na garagem foi complicado. Cinco tentativas. A calça apertada. A bexiga alta. Os bolsos, com bênção... Hoje encontrei Titia. Fomos a Juazeiro-BA. Comemos, bebemos. Depois, fomos em uma banca de revistas. Uma farra. Uma outra amiga acompanhava a gente. Yeslândia, sim, ela mesma. Quanto ao trabalho, não precisei ir hoje. Houve pane elétrica também na daculdade [isso está virando moda, é avião, é faculdade...]. Provavelmente, amanhã será dia de ressaca moral e uma prova assombrosa. Muito me interesse com as tais projeções astrais. O que acontecerá a alguém capricorniano com ascendente em áries? Jornalismo informativo e político, numa cidade como Petrolina, vem a calhar... Acho improvável esperar você me ensinar sobre como destruir os alvéolos em quarenta anos, já que hoje, 20 pequenos, brancos e lindos 'destruidores' me deram uma felicidade, que nem sei contar. Peço que permaneça vivo, mesmo não cumprindo os objetivos neste semestre... Tentar não custa nada.
Beijos enfumaçados e levemente aromatizados...
Tibério