quarta-feira, 3 de junho de 2009

A Tibério, com carinho

Meu caro amigo sertanejo:
1. Se conselho fosse bom e escutado, eu vendia os meus por 500 reais e já teria um bom dinheiro para me mudar para a minha próxima cidade-alvo. Contudo, sinto-me compelido a dar-vos um ainda assim: dê um descanso para vosso fígado. Beba nos finais de semana, tão somente, e intercalando sempre um copo de bebida alcóolica com um d'água: vai fazer uma diferença imensa. E lembrai-vos sempre de esquecer a porra da ressaca moral que vos acompanha no dia seguinte. E aplique este conselho a outras coisas também.
2. Sinto-me compelido a dar-vos outro: empenhe-vos o máximo pelos outros, especialmente quando há uma compleição de fidelidade. Se há algo por fazer por alguém - que não seja aquele alguém especial, claro, porque este é passível de outras manobras que venho indicando nos meus outros posts, que não este especial dirigido a vós - faça. Tereis conquistado a fidelidade de alguém, e um fiel é tudo que alguém pode precisar pras horas mais necessárias: seja companhia, uma escuta, ou até vos livrar de uma cadeia - e que D'us o livre disso. Este conselho não é bem de minha obra, mas pautado em Niccolò di Bernardo dei Machiavelli (Maquiavel); eu apenas o interpreto e o aconselho bem.
3. Certa feita, vos falei em gozar a vida ao máximo, e bem que o deveis fazer - só que responsavelmente. Não vos esqueçais do dia seguinte, nem dos vossos compromissos assumidos com as coisas (trabalhos, amigos, família).
4. Entretanto, por mais que pareça contraditório, não vos preocupeis tanto também quanto tendes vos preocupado. Relaxeis e esperai as coisas (como as provas, por graça de exemplo) virem com naturalidade. Os professores não irão, via de regra - nem mesmo nossa querida e amada tia! - comer nosso fígado. A tendência, com tal relaxamento, é um preparo maior para os acontecimentos futuros, livre de preocupações e ansiedades, matando-a-pau os objetivos.
5. Mais tempo para a música é o que precisais. Escutai música. É meu conselho derradeiro por hoje.