quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Nunca estarás sozinho

Em verdade, por mais que queiras, e por pior que sejas, nunca estarás sozinho. Para começar, ninguém deixa de ter amigos: os amigos de alguma parte da vida, de alguma época em que vossos caráteres não haviam ainda mudado, acompanhar-vos-ão até o fim de suas existências.

Me perguntais: mas como acompanhar-me-ão se encontr-me distante deles no presente momento? Simples, respondo-vos: quebrarão a barreira do silêncio algum dia muito oportunamente, seja através de uma ligação inesperada, seja através de um esbarrão em plena rua. Podem ainda, amigos, acompanhar vossas vidas de muito distante, anonimamente, prontos para dizer algum dia: "I've always been there".

Vós haveis afastado todos ao vosso redor, imputando-lhes a ausência do vosso convívio? Não vos preocupeis, se vos enquadrais neste (lamentável) caso. Algum dia, alguém de muito distante virá e dir-vos-á: "sempre estive aqui, não me importando o preterimento me imposto de tua presença".

E se é o caso de me sentir sozinho? Em algum momento, alguém virá e dir-vos-á: "sempre estive aqui ao teu lado". Por mais maus que sejais, sempre restar-vos-á um amigo (ou um amor), que vela por ti todos os dias e noite e em ti pensa sem menos passar por vossas imaginações pouco fertéis.

Estar sozinho não é de nossa escolha. Nunca estamos, por mais que queiramos.

2 comentários:

Tibério disse...

"Estar sozinho não é de nossa escolha. Nunca estamos, por mais que queiramos." Eu pensei um dia que estava só, mas aí recebi uns "reage cara". E isso me animou. Os amigos sempre por perto - não literalmente- ajudam bastante. Obrigado.

Anônimo disse...

creio que seja possível a solidão, e isso é pelo simples fato de ter pessoas por perto, inclusive queridas, não dimínui o sentimento de distância e alheamento.