terça-feira, 20 de outubro de 2009

Importância na vida

Num encontro de alta sociedade, todos de ternos italianos caríssimos e discutindo sobre suas imponentes famílias, um desconhecido - muito bem vestido, também, pega sua taça de prosecco e fica esperando ser chamado, para fazer graça com a cara dos outros:
- Minha família tem 400 anos aqui no Brasil. Sou da família daquele antigo senador do Império, que foi Presidente do Conselho de Ministros, Nicolau Campos Vergueiro. Os Vergueiro são importantíssimos e ricos.
- Já eu sou da família dos Albuquerque Magalhães Lima. Minha família é muito importante na Paraíba, possuindo ricas fazendas de café e babaçu.
(...)
- Hey, você, no canto. Sua família é de onde? Parece ser muito importante, pelo seu imponente porte físico, alvo, loiro...
- Sou da importante família dos Wernek.
- Ooooh! É alguma casa de condes estrangeiros, decerto!
- Decerto que não. Meu avô veio escondido num porão de navio, porque não tinha dinheiro para pagar a passagem pro Brasil. Minha avó era prostituta antes de casar com ele e irem trabalhar numa fazenda de café. Como ficaram ricos? Meu avô ganhou na loteria...
E todos ficaram muito amigos dele pela noite toda, até que ele deu as costas. Aí, desatinaram a falar da sua deselegância, da deselegância de seu porte e de sua cara de pobre.

2 comentários:

Tibério disse...

Já eu sou de uma família do Sertão Pernambucano que teve que tirar o sobrenome, devido a fama em plantar umas plantas...

Soneto Corpóreo disse...

é a velha mania vamos taxar tudo
eu realmente
me ligo extremamente pouco nessa coisa de "nome"