terça-feira, 13 de outubro de 2009

Porque devem considerar o sertão como um bom lugar pra viver

A primeira imagem que se tem do Sertão, lembrando da televisão, é uma caveira de um boi num terreno seco, com uns galhinhos aparentemente mortos. Basicamente, quando tu entras no Sertão, vindo da direção do Recife ou de Salvador, é exatamente isso mesmo que verás até encontrar vida desenvolvida e civilizada.
As pessoas não conseguem imaginar a vida emocionante que se pode levar. Eu conheço-a bem, pois a vivo. Contar-vos-ei, caros leitores, sobre a jóia do Sertão de Pernambuco: Petrolina. (Despreze-se Juazeiro, porque aquilo é apenas um bairro de Petrolina, separada por uma ponte gigante que passa sobre o Rio São Francisco, intimamente conhecido como "Velho Chico Cagão").
Bebida, tu tens boa e barata em Petrolina. A primeira delas, que encanta a todos, é a famigerada Caribé - uma cachacinha APARENTEMENTE INOCENTE, conservada em barris de umburana. Quando se prova a Caribé, pensa que tem um aroma excelente e se sente o bouquet da umburana e da cana. Mas, o aftertaste é pesado. A emoção de tomar um copo de Caribé de guti-guti é idêntica a descer numa montanha russa com 80 metros de altura e pista de 1km: louca. Arde muito e sente-se o corpo formigar.
Além da cachaça, encontramos também duas bebidas deliciosas: a Cajuína e o Guaraná Jesus. Quando se me apresentaram a Cajuína, refrigerante feito de caju, eu jurei por D'us que iria odiar. Me enganei: tem um gosto delicioso, e lembra em muito o Mate-Couro, de Minas Gerais. O Guaraná Jesus, iguaria do Maranhão que se encontra em Petrolina, tem gosto de chiclete e aparência de chiclete - não se pode sair deste lugar sem prová-lo.
A cidade de Petrolina proporciona a sensação ambígua de estar no cu do jegue, no sertão da Pedra-Lascada, e, ao mesmo tempo, de estar na civilização. Se tem um shopping (nada comparado aos de Salvador, mas tem um tamanho considerável) onde se pode encontrar muita coisa; se tem bancos; e claro, todos os dias se tem para onde ir pela noite.
O Bodódromo é sempre uma boa pedida. Carne de bode assada, beef de bode, e até mesmo PIZZA de bode se encontra por lá. É uma praça no bairro da Areia Branca, onde podemos ver seis ou sete bares com tema de bode e que oferecem bode. Ponto perfeito para levar a sua paquera ou beber com bons amigos.
Emoção em Petrolina sempre se tem. Em Petrolina se encontra muita gente doida, que transforma qualquer um em gente maluca - a começar pelo sotaque, quase ininteligível. O hábito de seguir pessoas, pular muros pra ver casais transando e afins, são coisas extremamente comuns. Em Petrolina muita gente fica parada no estacionamento do River Shopping (shopping de lá) conversando, dentro dos carros. É uma loucura.
Juazeiro é algo que não vale comentar muito. Apenas, pode-se dizer que a Orla de Juazeiro sempre é uma boa pedida quando Petrolina está parada. Passe lá e experimente, nessas condições.
Garanto que Petrolina é mais gostosa que o Rio. Queria Olimpíadas de 2016 em Petrolina, que é emoção pura.
Em outra oportunidade, contar-vos-ei mais um pouco sobre esta jóia do Sertão.

Um comentário:

Tibério disse...

É porque você ainda não conheceu o restante da cidade... Ah, e a Orla de Juazeiro só é boa, pq dela se vê Petrolina! Fato!