quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A sanha punitiva da vingança (lex poenalis maxima!)

A sanha punitiva da vingança, quando provocada, é uma desgraça. Não respeita nenhum princípio moral, ético ou religioso que se valha. Não respeita momento pra chegar, não respeita hora pra se pensar. Ela chega e toma conta, e se vale da forma mais cruel possível.
"La venganza es un plato que se come helado", já diziam meus consangüíneos espanhóis. Na hora em que se vem a mente a vontade de se vingar, vem-se a mente aquela vontade de fazê-lo de imediato - mas daí, a nossa consciência manda executar a nossa lex poenalis maxima propriæ lentamente, visto que cozinhando em fogo baixo se obtem os pratos com melhores sabores.
Aí vão alguns segredos para quem se encontra na sanha punitiva da vingança, para executá-la de forma certeira:
1. Analise todos os passos do seu inimigo. Onde ele vai, o que ele fez, e, acima de tudo, perceba quais são todas as suas fraquezas. Isso pode vos ser útil.
2. Colha as mínimas informações: desde do tange à comida preferida até o número da identidade. Lembre-se: tudo isso vos será útil.
3. Deixe o seu inimigo se sentir livre e todo-poderoso. Quanto mais ele tiver a sensação de poder e liberdade, maior será o tombo do alazão que monta. (Se não souber o que é alazão, amigo, Google!).
4. Plante espias no seu encalço. Isso poderá ser feito através de vossos amigos fiéis, que poder-vos-eis ajudar repassando informações valiosas sobre as condutas das pessoas enquanto se encontram distante do seu território de observação.
5. Promulgue uma conduta de terrorismo psicológico. Faça a pessoa se sentir louca e perdida.
6. Isole-a.
7. Faça-a perder tudo que tem de mais valioso (dentro do limite do possível, sem incidires em condutas delituosas, por favor!).
8. Ataque a presa.
A todos aqueles que não precisam do exercício desta lex poenalis maxima pro inimigo, não se sintam tranquilos: um dia, precisarão do uso do conselho. A vingança é nobre, sim, e se faz necessária quando a dor da mágoa e da ofensa se lhe corrói completamente.
Quando eu tiver mais paciência, discorrerei um pouco mais sobre dicas em prol da sanha punitiva da vingança.

3 comentários:

Tibério disse...

Pior do que não estar seguro é imaginar-se estar!

fabio ferreira disse...

novela das oito perde

Nuno Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.